Caroline Ellison chamou a atenção no mercado de criptomoedas recentemente por chefiar a Alameda Research, empresa de trading de Sam Bankman-Fried (SBF).
Como resultado da queda de todo o império de SBF, o criador da FTX e a ex-CEO da Alameda estão passando por ações civis de clientes da exchange cripto falida. Afinal, bilhões de dólares em fundos de usuários depositados na plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins acabaram sendo enviados para a Alameda.
Conforme relatado pelo Bolha Crypto, SBF teria contratado o advogado Mark S. Cohen, da Cohen & Gresser.
Cohen chamou a atenção por ter defendido em um dos seus casos Ghislaine Maxwell em julgamento por tráfico sexual. Essa cliente também foi presa acusada de seis crimes, incluindo aliciar adolescentes de 14 anos.
Já Ellison entrou em contato com uma ex-funcionária da SEC para representá-la como sua advogada.
Embora SBF tenha comentado em algumas entrevistas sobre a culpa da Alameda, Ellison manteve o silêncio até agora. Um dos fatores possíveis para esse comportamento é que ela pode estar negociando um acordo de cooperação com as autoridades relevantes.
A advogada da ex-CEO da Alameda
Stephanie Avakian, ex-chefe da divisão de execução da SEC, foi responsável por processos de criptomoedas de maior destaque da agência durante seu mandato lá.
Avakian atuou como diretora executiva da comissão por quatro anos. Em 2020, a advogada ingressou no escritório de advocacia WilmerHale.
Durante o mandato de Avakian, o órgão regulador aumentou a quantidade de atividades de fiscalização dentro do setor blockchain.
Um dos casos marcantes da advogada relacionado ao mercado cripto foi contra a Ripple Labs.
Desde 2020, os fundadores da startup enfrentam um processo levantado pela SEC onde o regulador afirma que a Ripple gerou de forma fraudulenta US$1,3 bilhão através da venda de títulos não registrados garantidos por ativos digitais.
Fora do setor de criptomoedas, Stephanie esteve encarregada de supervisionar as ações de fiscalização contra a General Electric, Robinhood Markets e Elon Musk, o novo proprietário do Twitter.