Embora esteja falida, a exchange de criptomoedas FTX continua sendo motivo de assunto na indústria blockchain. Com um passo mais recente, ela planeja realizar a venda de US$4.6 bilhões em altcoins.
Um dos advogados da empresa, Andy Dietrich, declarou que essa quantia foi localizada e há planos de vender essas criptos em participações não estratégicas de altcoins.
Sem dúvidas, esse é um grande passo dado pelo atual CEO da FTX, John Ray III, que desde que assumiu o cargo em novembro do ano passado busca trazer resoluções para desenterrar valores da plataforma cripto e ajudar os credores da empresa que já foi liderada por Sam Bankman-Fried (SBF).
Ray é figura carimbada do mercado tradicional. Isso porque ele já trabalhou na reestruturação de empresas com falência decretada, como a Enron Corporation, por exemplo.
Logo após o colapso da FTX, a empresa declarou que seus credores chegaram ao número de 100.000. Contudo, eles podem ser muito mais que isso. Estima-se que o total de pessoas que foram lesadas pela exchange cripto foi cerca de um milhão.
Além disso, os clientes da FTX somam um valor a receber de US$8 bilhões. Sendo assim, o foco principal dos agentes da empresa é liquidar o máximo de ativos possíveis para começar a pagar essa enorme dívida.
Outra solução encontrada pela companhia seria a venda de quatro de suas subsidiárias integrais. Dentre elas estão a FTX Europe e a Embed Technologies.
Isso poderia impactar o mercado de criptomoedas?
A permissão para a venda desses ativos poderia causar um mix de emoção na indústria blockchain.
Em primeiro lugar, essa liquidação pode fazer com que haja uma correção massiva de altcoins. Ademais, não se sabe quais são as criptomoedas que compõem esse valor. Quando elas forem descobertas, seus detentores podem ter mais uma dor de cabeça, como foi com a Solana (SOL) em 2022.
Em novembro do ano passado, quando toda a história da FTX foi transformada em algo ruim, ela fez com que a concorrente do Ethereum (ETH) sentisse essa pressão, pois SBF era um grande defensor da Solana e fez com que seu império falido se ligasse a cripto de maneira negativa.
Por outro lado, o sentimento positivo viria para as pessoas que tinham valores na FTX. Receber seu dinheiro de volta, é o que os investidores de criptomoedas mais desejam.